Errado
- Má disposição das gôndolas, ao centro e na vertical, atrapalhando o fluxo.
- Medicamentos do mesmo lado do caixa, isto faz com que todas as outras áreas fiquem sem fluxo, pois não dá a obrigatoriedade do cliente andar por toda a loja.
- Gôndolas altas e um só corpo de gôndola.
- Comunicação que não identifique os setores
- Não trabalhar com perfumaria.
Certo
- Entrada limpa, que permite toda a visualização da farmácia.
- Medicamentos no fundo da farmácia e drogaria para gerar uma triangulação de fluxo, fazendo com o cliente, obrigatoriamente, caminhe por toda a farmácia.
- Gôndolas nas medidas ideais: 1,20 m de altura, para que fiquem na altura dos olhos e não obstruam a visão do todo.
- Sempre que possível, trabalhar a área de medicamentos com um espaçamento entre os balcões de atendimento, para que o farmacêutico possa sair com facilidade e conduzir uma compra dentro da farmácia.
- Trabalhar os Medicamentos Isentos de Prescrição (Módulos MIPs) perto do balcão porque o cliente é facilmente orientado pelo farmacêutico e acaba pegando uma quantidade maior, ou seja, é possível provocar a compra. Quando o cliente pede no balcão, há a indicação e a entrega de um único item, ou seja, o cliente compra apenas um.
- Os cestões de ofertas devem estar perto do caixa.
- Dividir as outras categorias dentro do restante do espaço físico.
A RC FARMA móveis para farmácia aplica esse conhecimento quando desenvolve projetos sob medidas para os empresários que procuram por nossa fábrica. Ligue e saiba mais teremos o prazer em atende-lo.